O polvo Paul, que ficou famoso durante a Copa do Mundo por prever resultados dos jogos da Alemanha no Mundial da África do Sul, morreu nesta terça-feira em sua casa, em Oberhausem, aos 2 anos de idade, tempo média de vida da espécie. O polvo era inglês e apareceu nas manchetes pelo mundo depois de acertar o desempenho da Alemanha em sete partidas, antes de seus "poderes" serem testados novamente na final. Após a derrota da Alemanha nas semifinais (prevista por ele com eficiência), Paul apostou que a Espanha derrotaria a Holanda no último jogo da Copa. Mais um acerto do bicho: a seleção espanhola venceu por 1 a 0 e foi campeã mundial pela primeira vez.

Conhecido como "oráculo animal", Paul fazia suas previsões dentro do aquário onde vivia. Eram colocados alimentos para eles em dois recipientes, cada um com o desenho da bandeira dos países que jogariam a partida na Copa. Paul então escolhia seu preferido. Não errou uma vez sequer nas previsões dos resultados.


Funcionários do Centro de Vida Marinha de Oberhausen, no oeste da Alemanha, disseram em comunicado que ficaram "arrasados" ao descobrirem que Paul estava morto, quando começaram seu trabalho nesta terça-feira.
- Ele parece ter falecido em paz durante a noite, de causas naturais, e nosso consolo é saber que ele teve uma vida boa - disse o administrador do centro, Stefan Porwoll.
Devido à idade de Paul, o aquário de Oberhausen já tinha preparada a apresentação de um novo e jovem Paul, que deverá ser mostrado nas próximas semanas e, seguindo a tradição do lugar, levará o mesmo nome.
Por enquanto, o corpo de Paul está congelado, para ser cremado nos próximos dias.
- Em honra a Paul, e por interesse de todo mundo, será realizada uma exposição e faremos um monumento - informou Stefan Porwoll. - Serão então exibidos num telão seus melhores e mais comovedores momentos e os presentes que nos chegaram de todo o mundo - completou o administrador.
O centro onde estava o polvo informou também que doações feitas em homenagem a Paul ajudarão a financiar um centro de resgate permanente para tartarugas marinhas na ilha grega de Zakynthos.
Ao final da Copa, Paul foi "aposentado" e não fez mais nenhuma previsão. Ele virou grife e inspirou a comercialização de produtos como uma xícara com o formato do animal
 
       
2leep.com